quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Uma surpresa tecnológica

Visitando a EXPOTALENTOS 2008 - Feira de Estágios e Profissões (http://www.ielpr.org.br/expotalentos/ ) promovida pelo Sistema FIEP, por meio do Instituto Euvaldo Lodi - IEL/PR, feira que , entre outras coisas visa abordar as inovações nos métodos de educação e ferramentas de trabalho e estimular o diálogo permanente sobre a formação de talentos para o desenvolvimento sustentável, descobrimos uma empresa curitibana cujos produtos se encaixam perfeitamente em nossa proposta de novos padrões de transmissão de conhecimentos.
Com imensa satisfação vimos o “Quality Videolivro”, um ebook incrementado e de baixo custo, brasileiro, feito aqui, portanto passível de aprimoramentos, capaz de levar a biblioteca inteira de livros técnicos que um profissional precisa em suas atividades, que dá ao estudante uma prateleira onde poderá colocar todos os livros e apostilhas de seu curso, que viabiliza a utilização da literatura necessária e suficiente às atividades de qualquer profissional, desde que digitalizada e instalada naquela caixinha denominada (com display e comandos) “Videolivro”.
Não dependendo da internet (exceto para a captura de textos em algum computador da escola, residência, empresa etc.) serve para pessoas que não tenham essa condição de comunicação, ou seja, qualquer pessoa de nosso imenso Brasil, viva onde viver.
A Feira termina hoje, a empresa Quality tem suas lojas em Curitiba (http://www.qualityav.com.br ) podendo e devendo ser visitada por aqueles executivos de nossas universidades, colégios e empresas que pretendem dar aos seus alunos e colaboradores materiais de estudo, de apoio didático e profissional.
Temos como produzir “livros”, TICs (vide http://imasters.uol.com.br/artigo/8278), de excelente qualidade; afinal, se reunirmos os mestres e doutores de todas as universidades paranaenses, encontraremos milhares de pessoas em condições de escrever alguma coisa produtiva nesse sentido.
Direitos autorais, técnicas de produção, para isso existem empresas no Paraná como a CBT – Computer Based Training (http://www.cbtbrasil.com.br/empresa.html), sediada na cidade de Curitiba, formada por profissionais com vasta experiência nas áreas de ensino, educação e comunicação, cujo objetivo principal é desenvolver materiais didáticos multimídia para o setor educacional e preparada para garantir direitos autorais e apoiar os autores (de qualquer escola, empresa e autônomos) dessa literatura na produção de material didático de boa qualidade.
Paralelamente ganhamos a Biblioteca Digital do Sistema FIEP [(http://www.fiepr.org.br/bibliotecadigital/) onde temos janelas (links) para o mundo cultural], livraria esta que apresenta, sem custos para o navegador e estudante, seu primeiro livro, feito pelo presidente da FIEP, Dr. Rodrigo Costa da Rocha Loures, com tema e título mais do que atual “Educar e Inovar para a Sustentabilidade”. Com certeza esses livros oferecidos nessas condições poderão residir no espaço do videolivro, criação genial da Quality.
Parabéns ao povo paranaense que mostra, assim, sua determinação em progredir, crescer e construir um mundo melhor.

João Carlos Cascaes
Curitiba, 6 de novembro de 2008

Nenhum comentário: