sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Audiovideo livro é um novo recurso tecnológico capaz de armazenar material educativo

AudioVideo livro: um novo instumento à disposição da Educação e da Cultura

O que é ?
O Audiovideo livro é um novo recurso tecnológico capaz de armazenar material educativo sobre a forma de texto, sons , imagens e vídeos. Representa sobre o container livro ou revista impressa a evolução da forma de armazenamento e visualização da informação educacional, com capacidade substancialmente ampliada , propiciando interação ampla com o estudante/professor ainda não propiciada pelo armazenamento tradicional .
Diferenciação ou evolução de um mesmo instrumento?
A diferenciação , ou ainda melhor, a evolução sobre o aspecto de armazenagem de conteúdo acontece de forma contemporânea: a tinta e o papel são substituídos pelo conteúdo digital armazenado em semicondutores que apresentam ao estudante a informação através da tela de cristal líquido e altofalantes. Não existe mais utilização de papel ou tinta, é ecologicamente amplo do ponto de vista ambiental e economicamente vantajoso pela possibilidade de reutilização sobre o método de impressão tradicional .
Considerando a reutilização do aparelho, o qual é praticamente infinita se respeitada a prática da boa utilização, poderíamos dizer que para cada material de vídeo e texto guardado em um único videolivro, teríamos o equivalente a preservação de uma floresta de dimensões significativas: para cada livro impresso são necessárias 25 árvores. Um único aparelho de 8 GB é capaz de armazenar dezenas e até centenas de livros de maneira eletrônica, além de vídeos suporte ou videoaulas.
Portabilidade ampla, flexibilidade de uso, a qualquer tempo , em qualquer lugar. Mais possibilidades de acesso ao material educativo à população, incremento de inclusão social através da formação educacional. Maiores e melhores recursos para educar e informar.Melhor plataforma de criação de material educacional para escolas, universidades ,editoras e professores.
Todo audiovideo livro é um livro, mas nem todo livro é um audiovideo livro. O audiovideo livro é capaz de reproduzir videoaulas, sons além das imagens e texto. O livro necessita ser reciclado novamente na indústria de celulose para conter nova informação, custos imensos para uma utilização menor e mais restrita da mesma informação, enquanto o áudiovídeo livro necessita apenas de nova recarga de dados.
Pela sua versatilidade e facilidade de manuseio, atenderá também a classe de estudantes com deficiência audiovisual, através de conteúdo especial destinado a este segmento. Para tanto, pequenos ajustes na parte de software do aparelho são feitas, dispensando elevadas , caras e raras produções impressas destinadas a estes estudantes ou estudiosos.

No ensino , cada vez é maior a participação das aulas não-presenciais no contexto dos cursos. A Educação cada vez mais migra para a motivação intrínseca no cenário de “ como aprender”.Neste contexto solo de cada um , a participação da tecnologia é mais e mais presente. Some-se a isto o fato que a escala traz qualidade e economia para o estudante , visto o exemplo dos EADs no Brasil, onde os custos são mais acessíveis à população e as vídeo aulas trazem a oportunidade de aprender com os mais renomados e preparados mestres
.Antes de reforçar outro aspecto importante, nos baseamos em algumas referências abaixo :
Definição de livro http://pt.wikipedia.org/wiki/Livro
Definição de livro digital http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Livro_digital&action=edit
Outra premissa importante:
Livro = conteúdo( informação que será impressa nas páginas) + paginas de papel
Audiovideo livro= conteúdo + circuito eletrônico
Desta forma : Livro educacional = conteúdo educacional+ páginas de papel
Audiovideo livro = conteúdo educacional + circuito eletrônico
O audiovideo livro é destinado primeira e exclusivamente a armazenar e reproduzir conteúdo educacional, de forma a assegurar sua utilização distinta . Ele é produzido e carregado com material educativo proveniente de instituições devidamente credenciadas tais como escolas, editoras e universidades brasileiras. Na sequência , poderá ser aberto totalmente ao mercado cultural e de treinamento. O livro , por outro lado, atende tanto o mercado educacional como o genérico, os quais muitas vezes , nada tem a ver com informação de valia.
O audiovideo livro , tal como um livro já impresso, não permite mudança de seu conteúdo ou mesmo cópia da informação, protegendo os direitos autorais inseridos . Considerando sua finalidade educacional , não é permitida alteração do conteúdo digital, tal como acontece na reprodução de mídia comum ou para entretenimento. Ele é um reprodutor de material educacional exclusivamente, servindo como instrumentação de apoio ao material de ensino destinado ao estudante.
Circulação dirigida: o aparelho é fornecido para instituições credenciadas e editoras ligadas ao ensino e devidamente credenciadas , não sendo fornecido a pessoa física ou pessoa jurídica de natureza diferente. Estas instituições credenciadas fazem a distribuição a seus alunos e estudantes.
O carregamento do material digital a ser inserido é feito pelo fornecedor , mediante solicitação da instituição. Para tal , o fornecedor receberá os arquivos e carregará os aparelhos solicitados. Cada aparelho possui número de série único, de modo que possam ser identificados os lotes , material inserido e o adquirente.O fornecedor coloca a disposição dos órgãos competentes seu estoque de peças, importações realizadas e adquirentes finais, de forma a garantir o direcionamento do produto ao mercado alvo, no caso, educacional . Produto com controle da origem e destinação final.

Características técnicas principais:
O aparelho é composto na sua forma básica:
Software:
Firmware ( programa controlador) : programa que controla as funções do aparelho , como teclado, funções internas, tela , interface gráfica >>>produção nacional da Quality Tecnologia
Material de ensino ( conteúdo): produção nacional e/ou licenciada para instituições de ensino e editoras credenciadas no Brasil.
Hardware: aparelho para reprodução do material digital de ensino.Produzido e importado pelo fornecedor Quality Tecnologia , subdivisão Quality Importadora Ltda.

Características do hardware:
Aparelho eletrônico portátil, dotado de tela de visualização de cristal líquido (LCD TFT) de com tamanho mínimo de 2,5 polegadas e resolução de 320x240 pixels, com ou sem conectores de entrada e saída de áudio e vídeo (NTSC/PAL), conector para fones de ouvido, conector para cartão de memória de expansão, porta USB para alimentação de energia e não de dados, microfone e alto-falante embutidos, próprio para reproduzir material de ensino como imagens de vídeo no formato (MPEG-4) , 3GP ou Vídeo Flash, reproduzir imagens fotográficas no formato BMP e JPEG, reproduzir texto eletrônico, reproduzir sons (MP3, WMA, WAV) , com memória interna mínima de 4GB , 8GB e 16GB (8GB através do slot para cartão de memória) , mas incapaz de receber sinais de televisão, apresentado em embalagem contendo os acessórios manual , fones de ouvido, cabo USB para alimentação, cabo de áudio/vídeo e carregador da bateria, inscrição na parte frontal ou traseira AUDIOVIDEO LIVRO, VIDEOLIVRO ou VIDEOBOOK com número de série gravado e único no corpo metálico da tampa traseira.


Questões:
1) Este aparelho é a mesma coisa que um chamado MP4 ou MP3 ( ou ainda PMP ) encontrado no mercado?
Não. O aparelho usa a tecnologia de compressão de vídeo e áudio do tipo MPEG 4 e MP3 , os quais são decodificadores de vídeo próprios para aparelhos de pequeno porte.. No tocante a parte externa , a chamada “carcaça” e “botões” de comando com funções de MENU, para frente, para trás e volume são semelhantes pois os comandos são idênticos nestes tipos de aparelho para execução de mídia digital e o preço deste material é barato pela larga produção existente no mundo, portanto opção adotado pelo baixo custo. Adotamos um formato inicial de carcaça externa que fornece algum amparo de marketing, mas não necessáriamente será esta apresentação. As semelhanças acabam aí.
Os aparelhos encontrados no mercado são destinados ao mercado de entretenimento em sua maioria, não possuem circulação dirigida, não tem proteção dos direitos autorais, podem ser carregados e descarregados livremente com relação ao material digital nele contido pelo usuário final , não há como garantir a manutenção do material inserido em detrimento de outra finalidade, etc. Não há vínculo necessário com o segmento de educação ou cultura brasileiro.
2) Que tipo de analogia poderia ser feita para melhor entendimento ?
O Audiovideolivro é como um livro didático, ou seja , depois de produzido, o usuário final ( estudante) pode ler, ouvir e ver o material educativo contido , mas não pode modificá-lo , copiar ou apagar o que está dentro. Para tanto, somente a instituição educacional ou editora poderá fazê-lo mediante recebimento do aparelho do aluno , envio do aparelho ao fornecedor e solicitação de nova inserção de material.Seria equivalente a fornecer um novo livro, ou ainda , enviar para a reciclagem industrial, receber novas páginas de papel em branco e depois enviar a editora para imprimir um novo livro.
3) Existe alguma proteção do conteúdo?
O aparelho é fornecido com criptografia própria , com seu conteúdo resquardado contra cópia não autorizada, pirataria ou clonagem. Os direitos autorais inseridos são protegidos , sendo adequado a distribuição de mídia em ampla escala tal como um livro ou DVD.
4) Já existe alguma ações nesta direção?
No ensino à distância , o qual carece de mais recursos tecnológicos complementares para melhor aparelhar o aprendizado do aluno, já temos algumas escolas adotando o de forma independente e informal o videolivro. São em média aparelhos com 60 a 140 horas de videoaulas e com textos equivalentes a mais 20 livros. O IESDE de Curitiba está adotando para cursos de graduação e alguns de pós graduação a partir de 2009.

5) Quem fábrica este equipamento?
Este equipamento é produzido no Brasil com exclusividade pela Quality Tecnologia , uma subdivisão da Quality Importadora Ltda, empresa nacional , com sede em Curitiba, Paraná.
WWW.QUALITYIMPORTADORA.COM.BR

Nenhum comentário: