sexta-feira, 18 de julho de 2008

Lixo eletrônico ou oportunidade didática


Em qualquer campanha de doação vemos, rotineiramente, a doação de equipamentos de informática antigos. É uma sucata perigosa, cheia de material poluente, de pouquíssimo valor, que é “doada” a instituições de caridade, eventualmente para se dar baixa contábil no ativo da empresa, lucrando-se ...
É lixo, mas pode ser instrumento de ensino de grande valor. O que falta?
Com certeza, acima de tudo, precisamos de alguma ONG ou de qualquer instituição governamental que dê assistência técnica àquelas entidades dedicadas ao atendimento a pessoas carentes. Qualquer equipamento exige assistência técnica, principalmente aparelhos tão sensíveis a toda sorte de vandalismo quanto os computadores e seus acessórios.
Um grande trabalho, contudo, é fundamental: a produção de programas educativos para uso nesses computadores com sistema operacional dedicado e pouco exigente em termos de memória e velocidade de processamento.
Temos programas em todos os níveis de governo de apoio à pesquisa e desenvolvimento. Agora ganha força a criação dos programas de responsabilidade social. Grandes estatais têm feito editais para identificação de propostas de serviços de interesse social. Talvez tenha faltado inspiração, vontade ou discernimento para identificação de ações abrangentes, eficazes, que realmente mudem nosso país. Com tristeza vemos ações com nomes pomposos e pouco eficazes, talvez eleitas por critérios ideológicos ou sentimentais.
Precisamos educar, ensinar, e a tecnologia moderna oferece oportunidades incríveis, o desafio é usá-la de forma adequada.
A questão que pretendemos colocar aqui é: vamos usar o “lixo eletrônico” de forma inteligente e capaz de apoiar nossas crianças, nossos jovens na formação e educação que merecem? Vamos transformar esses computadores, monitores, acessórios etc. em instrumentas de promoção social?
Não é difícil, é só querer.
Precisamos, contudo, de apoio de quem dispõe de recursos humanos e materiais para o desenvolvimento de programas operacionais, softwares, de sistemas ajustados ao que podemos encontrar nessas cestas de doação.
Quem se habilita?

Imagens do Lar Infantil Sol Amigo




Computadores e o Lar Infantil Sol Amigo


Prezado Senhor,
Sensibilizados por atenção demonstrada a nossa causa filantrópica e agradecidos pela sua visita, ressaltamos o empenho que fazemos no aprimoramento do saber e conhecimento de nossos pupilos - crianças excluídas de convívio familiar próprio. Buscamos reproduzir um papel próximo deste, de cujos benefícios elas se viram privadas. É um trabalho árduo, encetado por voluntários e alimentado por contribuições, que embora aconteçam nem sempre estão adequadamente direcionadas.
Destacamos sob esse aspecto o caso da informática. Somos sempre gratos a toda ajuda recebida, mas de fato, os equipamentos doados são, via de regra, os descartados por seus usuários. São operacionais, mas obsoletos. Formam um conjunto heterogêneo, com relação ao qual fica difícil aplicar padrão de utilização. Os conteúdos relevantes ao processo de transmissão de conhecimentos não são acessíveis por ausência de inteligência coordenadora, programática e integradora.
Gostaríamos de contar com seu apoio, dentro das possibilidades para tal, no esforço de sensibilização de empresas e empresários da área de informática. A sua rede de relacionamentos e o escopo de sua missão altruísta, nos sugere a possibilidade de nos equiparmos, por essa via, com máquinas, softwares e conteúdos pertinentes a projeto consistente de educação e formação intelectual. A tal equipagem se faz imperativo: assistencialismo operacional, técnico e consultivo. Em resumo aporte de inteligentsia que faculte tornar a informática instrumento influente na mudança de vida das pessoas.


Atenciosamente,

Angélica Rocha Loures

LAR INFANTIL SOL AMIGO
Rua João Obzurt , 50 CEP/82 300-310 Fone 3272 1604
CNPJ 022 82758/0001-45

Lar Infantil Sol Amigo